Anair Aparecida Miguel Bestel filha do Sr. Orides Miguel e Dona Carlota Brum Miguel nasceu aos 26 de Dezembro de 1957, no município de Cerro Azul – Paraná.
Casou aos 17 anos com o Sr. Pedro Bestel, operário de uma pedreira em Cerro Azul ; após três anos de casamento, seu marido veio a falecer, deixando-a viúva com uma filha de dois anos e grávida de três meses. Neste mesmo ano, Anair veio para Capão Bonito, na Vila Aparecida.
Por ser uma pessoa calma, alegre e compreensiva, Anair era muito preocupada com os amigos e sempre pronta para ajudar as pessoas que dela se aproximavam.
Participava de vários grupos sociais e prestava serviços à comunidade como voluntária, trabalhou como professora de catequese na Sociedade Amigos da Vila Aparecida (SAVA), participou na organização de movimentos e lutas por melhores condições de vida, participou desde a primeira reunião em que foi reinvidicada a creche da Vila Aparecida.
Em 1985, quando suas filhas já freqüentavam a Escola, a mais velha com 09 anos e a outra com 07 anos, Anair decidiu trabalhar fora. Conseguiu vaga em uma firma; trabalhou apenas duas semanas, pois no dia 19 de novembro de 1985, quando saiu de trabalho para ir almoçar foi atropelada por um veiculo na rodovia Francisco Alves Negrão – SP 258 – ao atravessar a pista. Faleceu no mesmo dia; foi sepultada no cemitério São João Batista.
Em 1983, o atual prefeito Dr. Hélio de Souza assumiu o mandato, a primeira reinvidicação do povo da Vila Aparecida foi uma Creche; naquele momento por condições financeiras da prefeitura era impossível atender tal solicitação; mas o pedido não foi esquecido, e em 1985 foi iniciado o projeto para a construção da mesma em 12/10/88 foi inaugurada.
O nome “Anair Aparecida Miguel Bestel” foi escolhido pelos integrantes da SAVA (Sociedade Amigos da Vila Aparecida) que decidiram colocar como “Patronesse” da Creche, uma mulher que foi grande lutadora nas causas da Vila Aparecida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário